quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Decoração para fibromiálgicos e deprimidos

Este é o estado da minha cozinha nos meus piores dias...as coisas vão se amontoando sobre os móveis, cadeiras, chão... A sonolência invencível e a dor no corpo transformam os objetos em inimigos em lugar de serem meros utensílios...


Mesa de JANTAR que vira mesa de JUNTAR coisas que não me animo a guardar, com destaque para caixas de remédio!

ÁREA DE SERVIÇO E MATERIAL DE LIMPEZA de quem não tem força para empunhar uma vassoura ou torcer um pano de chão.

As roupas parecem sair do armário e depois de desfilar sobre a cama e as cadeiras se jogam em qualquer canto!

Não tenho nenhum prazer em ficar exibindo essas bagunças todas mas se este blog tem a finalidade de descrever e discutir depressão (a doença não uma tristezinha passageira) acho que estas fotos podem ser de utilidade para quem passa por situação semelhante.

Imagino que ao ver que outros têm sintomas e reações parecidos possa causar um alívio do sentimento de culpa e falta de força de vontade que sempre acompanha a depressão.

Ora dirão os que têm a sorte de não ter esse distúrbio: porque não chamar uma faxineira, não ter uma empregada?

Resposta: Num momento em que você não aguenta o peso do próprio corpo e a própria existência vai aguentar faxineira zanzando dentro de casa? Justo quando você quer se enfiar num buraco profundo, escuro e silencioso? Para bom entendedor: uma tumba ou sarcófago ou a terra do nada...

Evidentemente posso escrever e até ironizar porque estou saindo de uma crise, graças a meu psiquiatra, a meus antidepressivos e a meu eterno esforço em procurar ajuda...mas deixo este registro porque imagino que muitos como eu até ter um nome e um tratamento para o mal que os corrói e tira a vontade de viver, ficam se julgando vagabundos, sem força de vontade, pessoas fracas de caráter, acomodados e uma série de outros DEFEITOS MORAIS que nada têm de verdadeiros se o caso for depressão.

Outros distúrbios têm outros sintomas ou sintomas parecidos mas aqui eu vou me restringir a falar de depressão e principalmente da DEPRESSÃO SAZONAL DE VERÃO que derruba tanta gente nessa época de férias, sol e praia...e supostamente alegria e descontração.
E viva o ar condicionado, e viva o vento gelado!

Fique à vontade se quiser postar comentários!

Um comentário:

  1. Hahah!, Sônia, você é simplesmente genial! Uma gênia mesmo. Quem dera eu pudesse transformar o "gloom" da minha depressão, assim em pura expressão de talento!. Espera aqui que vou morrer três vezes e depois eu volto, pra ler tudo Bjs. Meg

    ResponderExcluir